sábado, 5 de abril de 2008

Terceira Semana

Gostaria de começar esta semana falando sobre uma errata relativa à informação sobre os cursos de inglês. Relatei que o LINC continha até o nível 4 e o ESL até o nível 8. Porém, isso se aplica apenas à escola onde a Nanade está fazendo o curso. Provavelmente as pessoas responsáveis pelo ESL neste local nos venderam o modelo desta forma. Há uma questão política do LINC ser mantido pelo Governo Federal e o ESL pela província, mas não quero entrar nesta dicussão aqui. Vale de informação para quando forem procurar o melhor curso para vocês. Portanto, em outras escolas o LINC vai até o nível 8. Luciana e Alexandre, muito obrigado pela informação.

A semana começou com a realização de um grande sonho. Assisti a um jogo da NBA junto com a Nanade e, o melhor de tudo, consegui pegar o jogo do meu time de coração: Detroit Pistons. Eu estava na casa como torcedor do time visitante. Como estou habituado a ir a estádios fiz questão de não colocar nenhuma cor do meu time, pois se fizer isso no Brasil é pedir para ser morto. Chegamos ao Ginásio e percebemos que ainda temos muito a aprender, as pessoas vestiam camisas do time visitante sem qualquer constrangimento. Nota Interessante: o Air Canada Centre fica praticamente dentro da Union Station, portanto em nenhum momento saímos na rua. Espetacular!

Na entrada do ginásio recebemos vários papeis, botons, cadernos, etc. A Nanade jogou logo fora a metade do que tinha recebido. Compramos comida e fomos para nossos lugares. A entrada já nos deslumbrou pois havia música alta, povo agitado, luzes, telão, pessoas dançando, e ainda faltavam 15 minutos para começar o Jogo. Logo que entramos, os times também foram à quadra para o aquecimento. Minha emoção foi ao nível máximo. Me senti como um garoto de 2 anos que vai ao Circo pela primeira vez. Meu coração batia tão rápido quanto no dia que conheci a Nanade e por um momento eu congelei. A Nanade filmou minha cara de fascinação e eu nem percebi (http://www.youtube.com/watch?v=h88XnU1O7F0). Eu estava ali vendo personagens que sempre acompanhei pela televisão, jogando o esporte que sempre adorei. Se a nossa vinda para o Canadá se resumisse àquele momento, acredito que já teria valido à pena. Porém, o melhor de tudo é saber que esta é apenas uma das grandes emoções que teremos neste país maravilhoso.

O jogo começou e percebemos que não são apenas os jogadores que fazem a festa. Durante toda a duração do jogo há interação com a torcida. Dica Importante: todo papel que te derem na entrada *não joguem fora*. Haverá uma promoção para cada coisa que te deram. Foram vários prêmios, desde BubbleHeads e camisas até ingressos no Courtside Seats. Aliás, vou deixar isso registrado aqui. Ainda hei de assistir um jogo daquelas cadeiras.

Começamos torcendo timidamente, mas no meio do jogo já levantávamos gritando as cestas de 3 pontos dos Pistons. Nota negativa: perdi a Nanade para os Raptors. Ela viu a torcida vibrando e prefere torcer para este timinho. Fazer o que? Ninguém é perfeito. BTW, fui para casa sendo zoado, pois os raptors levaram essa.

O resto da semana foi excelente, fiz entrevista todos os dias e acredito que está ficando quente a notícia mais importante desta primeira fase no país. Antes disso, gostaria de deixar um registro importante para todos os que estão vindo para o Canadá. O sistema de transporte é excelente, basta você ir no site do TTC (http://www.ttc.ca/) e procurar pelos mapas de transporte. Procure pelo número do ônibus que trafega em cada rua e busque o seu itinerário e horário que passa em cada ponto. Tudo funciona! Porém, o foco principal para os novos imigrantes deve ser tirar a carteira de motorista. As cidades que compõe GTA são afastadas, assim se ficar apenas em Toronto não trerá problemas, mas se tiver que ir para as cidades vizinhas, terá que ter muita paciência e tempo. Tive uma entrevista em Mississauga e precisei utilizar o transporte público. Fiz um planejamento de viagem e sai com todos os números de ônibus e metrôs necessários para chegar ao local. Tudo funcionou perfeitamente. Porém, demorei 2.5h para chegar ao e mais 2.5 horas para voltar. Ou seja, tudo é muito legal e funciona, mas fazer isso num frio de 0 grau não é uma experiência que pretendo fazer como meio de vida.

No sábado fomos à casa da Iolanda em Richmond Hill. O lugar é muito legal, tem comércio por perto, malls, casa bonitas e um bom espaço para pessoas com crianças pequenas. Tomamos um café da manhã com comidas “locais” (bagels, cakes, wafer, juices “de caixinha”, etc), mas o café era do Brasil. Quanta diferença! Depois fomos ao Vaughn Mills, um Mall gigantesco com vários Outlets. Para dar uma volta no lugar é preciso fazer dois pit stops. A Nanade quase ficou maluca com a quantidade de lojas. Já vi que teremos que voltar com mais calma numa outra ocasião.

No domingo, ficamos em casa de bobeira. A semana foi cansativa. Acredito que andei mais de ônibus e metrô nestas 3 semanas do que em toda a minha vida. Então nos contentamos com uma comida caseira e cama.

A Segunda começou com mais entrevistas, mas nenhuma novidade que deva ser ressaltada. Consegui finalmente marcar minha Road Test para a carteira de motorista e preciso praticar muito. As regras são diferentes e se não praticarmos as chances de insucesso aumentam consideravamente. Não adianta ter 15 anos anos de carteira, acreditem. Portanto, já estou em contato com uma auto-escola para tirar alguns vícios e pegar outras manhas.

A novidade da semana é que em nossa garagem vive um Raccoon (que a tradução significa Dalila). Nós ficamos impressionados com a semelhança e achamos até que deve haver um parentesco muito próximo. Estamos preocupados, pois se descobrirem que trouxemos um guaxinim do Brasil vão querer nos colocar em quarentena.

A semana não nos reservou histórias engraçadas, mas as coisas estão ficando cada dia mais e mais normais. Isso é um alívio, afinal procuramos um local que seja considerada a nossa casa. Mais uma vez, acreditamos que estamos no caminho certo.

5 comentários:

Philippe disse...

Fala Luciano,

Fico feliz por vocês por saber que tudo está se encaminhando. Torcendo para que você poste logo a notícia quente de seu novo emprego.

Ah, tem um errinho no seu post. O site do TTC é ttc.ca, não ttc.com

Abraços,
Philippe Franklin

Pedro disse...

Legal, Luciano!

Eu tb curti muito a NBA na minha adolescência. A fase atual não é tão boa quanto antigamente mas mesmo assim NBA é NBA!
Tive a oportunidade de assistir um jogo Celtics x Pistons no antigo Boston Garden e foi um sonho realizado, sei bem o que vc passou.
Bom, quando estiver em Toronto, pretendo continuar torcendo pelos Celtics mas vou adotar os Raptors tb.
E tô dentro deste esquema de courtside seats!

Abs,

Pedro

Luciano disse...

Phillipe,
valeu. Está corrigido.

Andréa disse...

Oi, Luciano e Nanade!!

Espero que em breve vocês tenham mesmo ótimas notícias sobre trabalho!

Esse post de hoje me fez lembrar da nossa viagem em dezembro a Toronto... Nós também fomos assistir a um jogo da NBA - Raptors versus Dallas Mavericks (acho que foi isso...). Os Raptors ganharam e a torcida foi à loucura!! O Edu amou! Ele também jogou basquete - foi até do time juvenil do Fluminense! Imagina a emoção!!

E nós ficamos hospedados em Richmond Hill - na casa do meu chefe e fomos visitar o Vaughn Mills também! Um mall maravilhoso, com lojas ótimas e excelentes preços!

Boa sorte essa semana e que em breve apareça uma excelente oportunidade de trabalho!

Beijos,

Andréa

ju k disse...

o luciano tem futuro como comediante, adorei o vídeo dos galos. é melhor q chifre sim! abçs
a dalila é muito fofaaaaaa