sábado, 15 de março de 2008

Landing. Primeiro grande desafio.

Descemos do avião e nos encaminhamos para o Departamento de Imigração onde todos estavam passando, inclusive os Canadenses. Apresentamos os passaportes e a CPR e para a nossa supresa demoramos menos de 5 minutos para passar por esta barreira. Porém, ainda havia mais por vir.

Entramos numa outra portinha onde a fila já era bem maior, mas com muitos atendentes. Assim, rapidamente fomos chamados e apresentamos novamente nossos documentos. Desta vez, a senhora que nos atendeu fez perguntas mais específicas sobre local de moradia, quantidade de dinheiro, documentação da Dalila, etc. Neste local é onde realmente damos entrada no país. Nós não tinhamos o ZIP Code de onde ficaríamos e por esta razão recebemos um formulário para confirmação do Endereço que o PR Card deve ser enviado. Mais uma vez o processo foi bem rápido. Nota especial para uma família que estava no guichê ao lado. Eles não falavam uma palavra em inglês e o oficial de imigração estava dizendo que eles não teriam condições de trabalhar no país, logo estava negando a sua entrada. Havia uma intérprete com eles.

Fomos liberados para buscar as nossas bagagens e a Dalila. Até então não havíamos tirado fotos, mostrado os dolares nem a lista de pertences. Achamos que isso não ocorreria, mas ainda tinha uma barreira a passar. Pegamos nossas coisas e fomos em direção da saída. Passamos pelo guarda final e ele nos indicou que deveríamos entrar numa última porta. Ali fizemos todo o restante do processo que faltava: pagamos uma taxa pela entrada da Dalila (CAN$ 32,00), o oficial contou os dolares, viu a lista de pertences, nos deu uma nota dizendo que quando trouxéssemos nossos pertences não precisaríamos pagar imposto por eles e nos liberaram. Saímos no saguão e nos sentimos aliviados por termos passado por esta fase.

Notas finais:
· Não precisamos tirar fotos, pois a foto que está no CPR será usada para o PR Card.
· O processo inteiro demorou aproximadamente duas horas. O avião tocou ao chão às 6:20 (hora local) e estávamos no saguão às 8:10h. Porém, este tempo não é gasto em filas e sim no atendimento.

Nota especial para o tratemento que recebemos, todas as pessoas deste processo inteiro foram muito simpáticas e sempre faziam questão de nos dar as boas vindas. Falavam que o país estava feliz em nos receber. Isso é bem diferente do tratamento que recebemos ao chegar aos USA, onde eles querem um motivo apenas para te mandar de volta.

CHEGAMOS! Como disse um amigo. Agora é que começa a aventura!

10 comentários:

Silney disse...

Parabens Luciano e família....q tudo corra bem daqui pra frente.
Q a nova vida seja como vcs programaram.
E nós aqui ainda os pobres mortais em terra brasileira...vamos acompanhar pelo blog a experiencia de vcs...esperando logo estar aí junto tb!!hehehe
Abração.

R disse...

Olá pessoal,
Parabéns!
Ufa, realmente é agora que começa a parte mais difícil né?
Não nos deixe de contar todos os detalhes....e fale tb sobre Toronto, quero saber o que estão achando da cidade que futuramente irá nos receber tb. ;)
Boa sorte
abs
Re e Gus

Admin disse...

Parabéns cara! Espero que dê tudo certo por aí. E pode esperar visita para o meio do ano que vem, mas será apenas como turista ainda. :)
[]s e qualquer coisa é só mandar o email.

Dani disse...

Legal o novo blog, Luciano e Nanade!! Agora, além do TN, vamos acompanhar a aventura de vcs por aqui!

Boa sorte!

Daniela e Pedro

Luciana & Gilberto disse...

Luciano e familia,

Essa mensagem eh apenas para desejar a vcs um bom recomeco. Desejamos que tenham muitas aventuras, descobertas, e que sejam felizes no Canada!

E na medida do possivel relate tudo que acontecer, pois para nos, a sua visao das coisas eh muito interessante e ponderada, fazendo desse blog uma leitura obrigatoria.

Um abracao e boa sorte

Gilberto e Luciana

Unknown disse...

parabens Luciano e familia, e para aqueles q vao ainda fazer landing, a nossa experincia há dois anos foi bem parecido, exceto que tivemos q tirar as fotos de todos novamente, eles alegaram q as fotos q tiramos aqui no Brasil, nao estava de acordo.... e pior do que isso, chegaram 3 prcard exceto a da minha esposa , que apos um ano foi resolvido , enviando novamente a foto
abraços

Jung

Eng. Ezequiel disse...

Estive em Toronto por diversas vezes, tenho alguns conhecidos por aih,e tambem estou aguardando minha vez de chegar aih como imigrante... Meus parabens, recebam meu apoio moral e quem sabe poderemos nos encontrar por aih em breve... nao sei onde vao morar mas Mississauga eh uma boa sugestao. Um forte abraço ao casal e ao pet... Ezequiel ( engenheiro)

Pulando Fora disse...

Puxa Luciano que ótima notícia que voçe nos deu!!!! Estaremos nos falando mais e mais boa sorte e tudo de bom!!
Continuamos torcendo por voçês...
Um abraço..
João Pedro

Augusto Barros disse...

Boa sorte nos próximos dias. Espera a gente por aí!!!

rosadasilva disse...

Sejam muito bem vindos Luciano e Nanade! Espero conhecê-los pessoalmente. Um abraço,
Rosa
http://casanocanada.wordpress.com/