terça-feira, 18 de março de 2008

Terceiro Dia

Novo dia, nova oportunidade para descobertas. Lendo os textos anteriores percebi que esta palavra foi utilizada à exaustão, mas não há como achar outra. Estamos num momento onde a melhor coisa que temos a fazer é realizar descobertas. Assim, acordamos para mais uma aventura.

Depois das dicas da Iolanda, que fez questão de formalizá-las através de e-mail, resolvemos ir atrás de um supermercado para podermos começar a montar nossa despensa. Frio de matar, não precisamos mais comentar isso, e pé na estrada. Percebemos que a vizinhança contém duas ruas principais (Danforth and Pape) que mantêm praticamente apenas comércio. Durante nossa caminhada achamos o Food Basics, um supermercado bem razoável que serve para aquelas comprinhas básicas, semanais, etc. Nota interessante: Durante o pagamento da conta, a caixa nos perguntou se gostaríamos de sacolas plásticas para carregar as compras. Na nossa cabeça veio a resposta: claro, qual a dúvida? Então ela perguntou: “quantas”? Ué, que tipo de pergunta é essa? Sei lá, umas 5. Aí então entendemos o problema. As sacolas são cobradas (0.25 centavos). Pelo que levantamos, isso serve para desencorajar sua utilização devido à questões ecológicas (bla bla bla). Assim, compramos umas sacolas mais resistentes (CAN$1.00) para não ter que pagar pelas usuais. Todo supermercado oferece essas outras sacolas. A partir de agora, sempre que saimos às compras não podemos esquecê-las, caso contrário será mais custo desnecessário. Uma curiosidade é que as velhinhas usam um carrinho/bengala/cadeira/andador que é um espetáculo. Quando a velha cansa, senta, quando descansa, empurra, quando faz compra, não carrega peso, só esperamos que não enfrentem nenhuma ladeira pela frente. Ainda não vimos se são providos de freios.

Voltamos para casa com alguns mantimentos e depois resolvemos visitar o Dufferin Mall, também por indicação. Foi então que descobrimos o conceito do “Transfer”. Se você está indo na direção Norte/Sul, precisa ir para leste/oeste e o ônibus em questão não fizer esta rota, então você pode saltar e pegar a outra condução sem custo. Isso vale também para ônibus/metrô. Caramba, por que não disseram isso antes? Os 15 minutos de caminhada no frio até o metrô agora se tornaram um minuto até o ponto de ônibus, dois minutos dentro do ônibus quentinho e pronto! Estamos no metrô, também quentinho.

Chegamos à estação Dufferin e nos encaminhamos ao Mall. Wal Mart, No Frills , Payless Shoes e outras marcas interessantes compõem este aglomerado de lojas. A Nanade ficou louca pela Payless Shoes. “Mini flashback - ainda não tive a oportunidade de contar que a “pessoa” que a Nanade mais ficou deprimida ao se despedir foi o Cartão da Renner. Foram 2 dias de depressão profunda e o fim momentâneo do brilho em seus olhos”. Depois de passar pela Payless Shoes eu pude ver novamente aqueles lindos olhos brilhantes que já me conquistaram há vários anos. Estou recebendo de volta minha mulherzinha. God save my wallet! Outra coisa que encheu seus olhos foi a Pipoca com Double Caramel. Ainda estamos em negociação para ambas as aquisições.

Nota interessante: compramos o cartão de ligação internacional “Amigo Latino” que permite com CAN$5.00 falar por 3 horas com o Brasil. As pessoas já comentaram que o melhor cartão é o SIFA, mas ainda não o encontramos. Apanhamos para falar do orelhão e pagamos a sua taxa de uso. Depois percebemos que é mais fácil utilizar o cartão através do celular. As instruções vêm no cartão e você paga apenas uma ligação local para Toronto.

Depois de ligarmos para casa, encontramos um Service Canada (http://www.servicecanada.gc.ca/en/common/notices.shtml). Neste local é que fazemos nosso Social Insurance Nuber (SIN), pegamos informação sobre aulas de inglês, etc. Resumindo, este é o ponto de apoio para o Imigrante. Tentamos fazer o nosso SIN neste local, mas fomos mal atendidos. Nós haviamos levado apenas o nosso passaporte, mas precisávamos do “Confirmation of Permanent Resident”. A senhora que nos atendeu foi muito rude, não preisava do show particular. Como nossa cabeça indica que estamos de férias, então não nos abalamos e pedimos mais informação para uma Mohamehd, muito educada por sinal, que nos mostrou que havia outro Service Canada bem perto de onde estamos hospedados. Assim, resolvemos que faríamos o nosso SIN ao voltarmos para casa. Tempo livre, hora de diversão (vulgo descobertas).

Entramos no No Frills para comprar arroz, feijão, temperos, água, etc. Vocês devem estar perguntando o por quê de estarmos comprando água. Afinal de contas, basta abrir a torneira e encher o copo, certo? Errado! Nós ainda não tivemos coragem para fazer isso, a água sai esbranquiçada, com cheiro, mas ainda não sabemos o gosto. Até a Dalilinha demorou para experimentar a “nova” bebida. Nota Importante: O No Frills é muito bom. A variedade é muito grande e o preço é bem atraente. Fica até difícil escolher os produtos, pois tem Beans flavor Bacon, Beans flavor Chilli, Beans flavor Curry, Beans flavor whatever (algo escrito em grego, árabe, etc). O Arroz é a mesma coisa. No dia que acharmos Rice flavor Piqui saberemos que o mundo realmente está globalizado. Até a água que compramos é assim. Já achamos a água sabor ferrugem, água sabor barro e água sabor magnésio. Toda vez que vamos ao supermercado tentamos achar o anúncio de Water flavor Water, mas ainda não conseguimos. Alguém poderia nos ajudar com este assunto?

Depois de muitas andanças resolvemos voltar com tempo para irmos ao Service Canadá próximo à nossa casa. Fomos super bem recebidos por uma grega e em menos de 20 minutos estávamos com nosso SIN em mãos. Agora oficilamente podemos trabalhar neste país. O Service Canadá merece um destaque: conseguimos nosso SIN, além de informações sobre o PR Card, aulas de inglês e empregos. As pessoas, em sua maioria, estão realmente querendo ajudar e nos fazem sentir bem a vontade. Parabéns pela iniciativa.

Última nota importante do dia pode salvar a vida de muitas pessoas. Eu tenho um tênis que seu apelido é Cheetos (Ricardo, he is back!). Vocês imaginam o porquê, certo? O problema é que ao andar na neve o seu pé molha e na maioria das casas é necessário tirar os sapatos antes de entrar. Já viram que isso não vai dar certo, né? Eu precisei colocar o Cheetos em modo hibernação até o verão chegar, pois ele se comporta muito bem nesta época, aliás há tempos ele tinha se livrado deste péssimo hábito, mas passando o dia com os pés molhados não tem jeito. Aqueles que por acaso têm sapatos que não sabem conviver em sociedade (este é o caso do Cheetos) fiquem ligados, pois eles podem te trair ao chegarem no Canadá.

O brilho nos olhos da Nanade foram nosso maior presente de hoje, nossa alegria está de volta e a força que as pessoas andam passando pelos comentários no blog estão realmente ajudando nossa caminhada. Muito obrigado pessoal.

Cenas do próximo capítulo: Passeio em Mississauga e descoberta de novos amigos.

10 comentários:

Karol disse...

Olá Nanade e Lu,

Li todos os posts do blog de vcs e estou adorando esses relatos, pois eu me vi um pouco nestas aventuras. Ano passado eu conheci algumas cidades do Canada e passei uma semana sozinha em Toronto e realmente não é fácil. Eu sofri em relação a comida, em relação ao transporte, enfim, mas foi uma experiência e tanto. Agora de volta ao Brasil aguardo o final do meu processo de imigração para dentro em breve voltar a terra gelada. Eu desejo boa sorte pra vcs e apesar de todas as dificuldades saibam que vcs estão se saindo muito bem. :-)

Um abraço,

Karol

ju k disse...

estou gostando muito deste blog, continuo querendo ver uma foto da Dalila (rs). não gosto muito do fato das pessoas de origem árabe serem chamadas de Muhamed,as orientais de wi, wu ou qualquer coisa assim. é uma generalização desnecessária, ao meu ver. não fiquem chateados, é só um toque. não ia gostar se as outras etnias começassem a me chamar de samba, ronaldinho, ou sei lá que outro estereótipo. boa sorte e tudo de bom:)

Luciano disse...

Ju,
é apenas uma forma de simplificar as coisas. Porém, se chamassem os brasileiros de Silva, você ficaria chateada? Não é uma forma pejorativa. Concordaria om você se eu tivesse os chamando de fedidos ou coisas assim.

Abraços e obrigado pelo feedback. AInda não consegui colocar fotos, pois minha conexão ainda é muito ruim. Assim que conseguir coloco uma foto da Dalila, ok?

Ricardo disse...

Cheetos!!!! Nããããããããoooooo...

cara.. guarda essa porcaria... se os canadenses descobrirem este tênis nojento vão te deportar!

Quanto ao pé molhado, nos Estados Unidos eles vendiam uns revestimentos de silicone para os sapatos que não deixavam o pé molhar. Outra solução é ir na Payless e comprar uns sapatos apropriados para neve (normalmente umas botas), eles sempre tem isso lá.

Se a Nanade gostou da Payless... procure uma Ross Dress for Less (nos EUA tem muito) ela vai pirar... hehehehe

abração!!! e beijo na nanade!
Ricardo
PS> O Mr. Postman até agora nada!!!

Silvio Carlos do Amaral e Silva Jr disse...

Fala Luciano,

Com relação a agua, no homestay q estive em toronto ano passado a dona da casa falou que a da torneira (ela chamou de Tap Water) era teoricamente limpa, mas que não bebiam pois continha substancias nocivas, mas não entrou em detalhes. Bebiamos agua filtrada.

Um abraço pra vcs

Unknown disse...

Fala Maracujina. Estamos torcendo por vcs. Bacana receber "notícias". Sucesso e boa sorte. Bjos pra Nanade. Will e Rachel

Admin disse...

Fala cara
Achei que tinha dito sobre o metropass, utiliza pra quase qualquer transporte. :) Por isso que não estava entendendo pq estavam andando até o metro. =)
Sobre o cartao telefonico, fica ligado que parece que se vc deposita CAN 0,50 vc ganha mais tempo.. é esquisito como se lucra com isso. Porém utilizei pouco, apenas vi o comentario do pessoal que conheci la. :)
Qual a estação que vcs perto da casa de vcs?
No metro pode-se pegar o mapa. Pelo que eu lembro é de graça.
[]s

rosadasilva disse...

Mas vocês estão se saindo muito bem, meus parabéns! Não sei se voces gostam de cozinhar ou não mas todos supermercados tem muita comida em box ou enlatada e muito boas. É só abrir e esquentar. O preço é muito bom se comparar com o Brasil. Vocês tem ido em supermercados econômicos (eu achava eles tão feios no inicio)mas saibam que existem os bonitos e que te dão a sacola (A&P, Sobeys, Superstore) mas te cobram pelo menos uns 20% a mais no preço. Um conselho: fiquem de olho nas promoções que eles publicam semanalmente num jornalzinho pois vale a pena.
Um abraço
Rosa

Pri disse...

Lu e Nanade,
Estou me divertindo no Blog de voces, e é claro torcendo muitoooooo também.
Os obstáculos fazem parte de qualquer desafio, se fosse tudo muito bom e facil, que graca teria? Que valor vcs dariam para cada dia vivido em Toronto? :-)
Desejo muita sorte viu? Beijos
Pri

Marcelão disse...

Luciano e Nanade!!!
Parabéns pela riqueza dos relatos, e sobretudo pelo bom humor com que os faz. O blog de vocês virou leitura obrigatória!!!

Sucesso,
Marcelo & Cenília