sábado, 22 de março de 2008

Sexto dia (Terça feira)

Este dia foi agitado e com algumas descobertas interessantes. De manhã fomos ao Centro de Apoio aos Imigrantes para realização do teste de inglês. Ao chegarmos ao centro pedimos para realizar o teste para o LINC, pois esse foi o curso que haviam nos indicado. A secretária do curso nos questionou porque havíamos escolhido o LINC e não o ESL. Bem, nós não tinhamos a menor idéia da diferença entre eles, então pedimos que nos explicassem. Segue um resumo para aqueles que irão procurar tais cursos:

LINC (Language Instruction for Newcomers):
· Contém os níveis de 1 a 4. Ou seja, é apenas para iniciantes
· É gratuito
· Há apenas um local na cidade onde é possível realizar este teste, em Downtown

ESL (English as a Second Language)
· Contém os níveis de 1 a 8. O oitavo nível é preparatório para o TOEFL
· É pago
· O teste pode ser realizado na própria escola.

Ficamos meio em dúvida, pois haviam dito que as aulas eram gratuitas para imigrantes, então resolvemos perguntar o valor do curso. Resposta: CAN$20,00 por trimestre/nível. Caramba, achávamos que eles iriam cobrar uma fortuna, já estávamos achando que este papo de curso de graça era balela do governo. Mas, “CAN$20,00/trimestre = FREE”.

Decidimos então fazer o ESL mesmo. A prova segue os mesmos moldes das provas no Brasil: Read, Write, Listening and Speaking. No final acabei resolvendo não fazer as aulas, pois já havia alcançado o último nível e pretendo usar meu tempo para procurar emprego. A Nanade vai começar amanhã. Ela pegou também um curso específico de pronúncia. O curso também oferece conversação aos sábados. A aula normal vai de 9:00 às 14:30 todos os dias. O curso de pronuncia é segunda e quarta e vai de 15:15 às 16:45h. A escola fica a 20 minutos de casa (andando).

Tudo resolvido, voltamos para casa, pois eu tinha a minha primeira entrevista. Chegamos correndo, passamos roupa, pegamos o mapa e fomos embora. Um ônibus, dois metrôs e um taxi depois, estávamos no local especificado. Resolvemos ir juntos, afinal iríamos para um local diferente do que estávamos acostumados e seria uma boa oportunidade para novas descobertas.

Fiz a entrevista que gerou frutos, mas as coisas aqui são mais lentas do que no Brasil. O importante é ter paciência. Aqueles que acham que esperar o pedido de exame médico do processo federal é angustiante, deve ficar esperto e guardar um pouco de paciência para trazer ao Canadá. A sensação de estar desempregado é muito ruim e sua ansiedade aumenta consideravelmente. Um dia nesta situação parece uma semana. Assim, devemos ter os pés no chão e saber que teremos que passar por isso. Nós viemos preparados, portanto estamos segurando ao máximo a ansiedade. Nossa estratégia é achar que estamos de férias para que tudo vá se encaixando. Espero não ter férias prolongadas. Achei que nunca falaria isso.

Nota interessante: precisávamos pegar um taxi para voltar para casa e fomos informados que naquela região não seria possível (ou seria muito difícil) arrumar um taxi na rua (flag a taxicab). Assim, nos apresentaram um serviço muito eficiente. Basta pegar o celular é discar “#TAXI” (“pound taxi”) e sua ligação cai num sistema que te direciona para uma Cia de Taxi específica ou para a companhia que estiver disponível no momento, dependendo de sua escolha. Fomos atendidos rapidamente. Ponto positivo para este serviço.

Na volta paramos no Eaton Centre para almoçar e durante nossas caminhadas percebemos como tem gente doida pelo meio da rua. Quando dizemos doido, é maluco mesmo, com problemas e sequelas. Estávamos subindo uma escada e um desses doidos virou para nós e desceu uns dois degraus para ficar nos encarando. Ele segurou na altura da cintura como se estivesse segurando uma arma. Esperamos calmamente a escada acabar para ver sua reação, quando ele saiu da escada fez um movimento como se fosse dar um soco na pessoa que estava entrando, mas desviou bem no momento de acertar. A pessoa ficou indignada, mas nada fez. O doido continuou sua viagem como se nada tivesse ocorrido. Falamos dessa nossa percepção para outro amigo e ele disse que essas pessoas não são doidas. Elas têm mania de falar no celular com dispositivos bluetooth. Meu amigo, só se inventaram um novo receptor que é instalado no cérebro deles, porque todos os que vimos só usavam a tecnologia Notooth ou Toothless.

Uma outra nota interessante para as mulheres. A Nanade estava bem preocupada em como ficaria os seus cabelos, sabe como é, né? Aquela briga eterna que toda mulher encara. Ela teve uma surpresa, pois achávamos que o clima era muito úmido, o que (teoria feminina, estou apenas escrevendo a respeito) seria ruim para cabelos cacheados. Ela está conseguindo viver sem fazer escova, pois devido ao tempo seco, os cabelos “se comportam”. Porém, este mesmo clima trouxe outra surpresa. A pele das nossas mãos e lábio ficam extremamente secas e quebradiças. As mãos da Nanade estavam descamando e isto estava a incomodando muito. Fomos até uma farmácia e a farmacêutica nos indicou um creme hidratante mais “intenso”. Os cremes que a Nanade trouxe do Brasil não estavam funcionando. Este que compramos está dando conta do recado.

Voltamos para casa e a noite foi difícil para a Nanade devido à sua ansiedade com o início do curso. Temos certeza que tudo correrá bem, mas primeiro dia de aula é complicado mesmo.

5 comentários:

Giovana disse...

Olá Lu e Nanade!

Gostaria de dizer que eu e meu marido estamos acompanhando esta "aventura" de vocês aí nas terra geladas, e estamos gostando um montão!
Boa sorte pra Nanade com o início do curso de Inglês, e pro Lu com os seu "job hunting"! Temos certeza que vai dar tudo certo, o importante é ter a boa e velha "paciência"...
Continuem postando sempre!
Abraços!
Giovana e Marcio.

Ninha disse...

Oi pessoal, nossa, muiitooo legal o blog, um senso de humor muito legal, to adorando acompanha-los nessa descobertas.
Estamos aqui no comecinho do nosso processo, mas esperamos poder chegar ai meio do ano que vem.
Ja conhecemos Toronto e seus Mohameds e doidos e vcs esrevendo vão matando a nossa saudade.

Abraços,
Ninha e Dodo

Thompson Veras disse...

Cara, boa sorte pra vcs !
Q vc consiga um emprego logo e a Nanade vá bem nas aulas.
Btw...não vai no jogo dos Raptors não?
Abs

Thompson

Maneh disse...

Caraca mlk esse treno me trouxe lembranças da nanade no baypark presa dentro do tobogã. Me mijei de rir.
Parabens de novo por essa aventura. Não te acompanho nela porque não sei se tenho essa força de vontade que você sempre teve. Porém isso não significa que não irei te visitar para empurrar a nanade no trenó heheh.
Continuem sendo essas pessoas maravilhosas que vocês são. Pessoas boas atraem pessoas boas.
Abraços

Unknown disse...

Oi Nanade! Oi Lú!
Demorei , mas apareci! Estou adorando as novidades!!! Diga pra Nanade descobrir a "Renner" daí logo.
Fico muito feliz de saber que as coisas estão indo bem e que vcs eestão se adaptando.
Estou com muitas saudades e na torcida para que um emprego bem legal apareça logo.
Um beijo grande da Bibi e do "feijão".
Ahh! Diz pra tia Nanade que o coração do "feijão" bate super rápido e que depois eu mando o ultrasson pra ela ouvir.
Mil beijos e saudades!
Bibi.