domingo, 30 de março de 2008

Segunda semana

Pessoal as coisas começaram a andar mais rápido por aqui e iremos fazer resumos semanais a partir de agora, pois estamos começando a ficar sem tempo para resolver as coisas. Isso é excelente, afinal é um indicativo que já estamos começando a entrar no ritmo de vida normal.

A semana começou com o início das aulas de inglês da Nanade, como toda criancinha, tive que levá-la pela mão no seu primeiro dia, pois ela não conhecia os coleguinhas. Ela ficou de chororô do lado de fora da sala até o Tio vir chamá-la para entrar. Ela ficou com aquela cara de cachorrinho pidão até eu sumir nas escadas. Já estou preparado para ter filhos.

Deixei a Nanade na aula e fui fazer a tradução do documento do Denatran no Consulado. Dica interessante: levem cópias da carteira de identidade e carteria de motorista quando forem fazer esta atividade. O consulado tem um guichê só para brasileiro e não demorei nem 5 minutos por lá. Paguei os 18 dolares do serviço e me avisaram que a documentação estaria pronta no dia seguinte. Voltei na data determinada e demorei mais 3 minutos para conseguir o documento. Pelo que conversei com os outros brasileiros, tive sorte. Normalmente demoram quase uma semana para entregar o material.

Fui direto para a Metropolitan Library (Yonge North). Dica: façam cartão de biblioteca. O espaço é excelente para estudar, tem internet wireless (e computadores disponíveis) gratuitos, livros a disposição e bastante espaço sem barulho. Fiz meu cartão e usufrui da internet durante todo o dia. Aproveitei o momento de silêncio para estudar para a prova escrita da carteira de motorista.

Depois da biblioteca fui buscar a Nanade na aula e voltamos para casa conversando sobre as dificuldades que encontrou. Já no primeiro dia a Nanade comentou como temos (nós brasileiros) sorte por termos uma língua parecida com o Inglês. A sala de aula contém Paquistaneses, Chineses, Afegãos, Japoneses, Ethiopes e algumas outras nacionalidades da África e Ásia. Cada um tem sua dificuldade específica. O Paquistanês não fala o T, assim as perguntas saem “Whas are you doing?”, ou seja, tem S em todo lugar. Os Afegãos colocam R onde não tem (Wharrrrr arrre yourrrrr doirrrngrrrr?), conversar com eles parece que está no meio de um tiroteio, hummmmmmm, por que será? Os chineses não conseguem falar consoantes (Uá ae you oin?) e os Japoneses não conseguem falar nada, pois usam aqueles dicionários eletrônicos que traduzem tudo que querem, assim não precisam aprender.

Aliás, no dia seguinte, na biblioteca, tive um momento divertido com um desses japoneses aprendendo inglês. Estava sentado numa mesa quando se juntaram o aluno japonês e um canadense (a biblioteca é cheio de pessoas aprendendo a lingua). O Professor retirou da cartola uma lista de palavras muito difícies para o seu aluno repassar a fonética. O diálogo que se seguiu foi mais ou menos assim:
- Liiiiiiiiiiiiibal
- No, No. It’s Label, remember? Open “A”
- Liiiiiiiiiiiiiiiiibal
- No, Tamagoshi. Open “A”, like DAAAY. Laaaabel
- Ok... liiiiiibal. (Nesta altura eu já tinha desistido de ler meu livro da carteira de motorista)
- Let’s try another one
- Niiiiiiiiiver.
- Niver is another thing. This one is Never. Like Heaven (apontando para cima)
- Niiiiiii....
- Ok, Nevermind. Skip this one.
- Liiiiiiiiiither
- It’s Leather. Same sound of never (Caramba, mas ele já tinha “skipado” esta. Como esperar que ele acertasse? Eu tinha que me controlar, fixei o olho no notebook para disfarçar)
- Riiiiiiiither
- It’s rather, for Christ sake (bem baixinho)! You gotta study harder on this one. (Eu percebi que o professor tinha desistido, ele fez um cara de “devo ter jogado pedra na cruz” e rapidamente passou para outra lista)
- Miiiiiiiiiiiter
- That’s it. You are very good. Meter. (eu quase dei a volta olímpica com o Tamagoshi. Ele não percebeu que continua sem saber falar as palavras, mas o professor achou uma que ele conseguisse falar. A alegria do japa era contagiante.)

Heater, niver e outras palavras com os sons que o Japa sabia falar se seguiram e pude constatar o que a Nanade tinha falado no dia anterior. Realmente temos sorte pela nossa fonética ser parecida, sem contar que nossas letras são iguais também. Isso nos dá uma vantagem sobre os outros imigrantes.

A partir do segundo dia de aula a Nanade já começou a pegar mais confiança no seu inglês. Ela foi numa loja e fez compras sozinha, pode parecer pouco, mas para nós foi a quebra de uma grande barreira. Fico muito feliz e orgulhoso, pois sei que os primeiros encontros com a lingua são os mais difícieis e como ela estava sempre do meu lado não precisava se preocupar. Ao encarar umas compras sozinha demonstra que a partir de agora as coisas irão acelerar.

Sexta feira, feriado, resolvemos ir na CN Tower. Dica Interessante: o TTC tem o Daypass que nos sábados, domingos e feriados pode ser compartilhado por duas pessoas. Assim, eu e a Nanade pagamos CAN$9 e pudemos andar de ônibus, metrô e street car quantas vezes nos deu na telha. No início do passeio uma pessoa nos pediu para tirar uma foto para ela e pelo sotaque descobrimos que era uma brasileira que estava fazendo curso de inglês por aqui. Ganhamos uma companhia em nosso passeio. A vista da CN Tower é de tirar o fôlego. É possível ver a cidade inteira e a vista do inverno é muito bonita. O dia estava ensolarado e isso nos ajudou a ter uma visão completa da beleza da cidade. A CN tower tem o Glass Floor onde as pessoas tem muito nervoso em passar por cima. Vamos admitir que a primeira encarada não é fácil, você olha para baixo numa altura de 610m e vê as pessoas e carros muito pequenos lááááááááá embaixo. Tiramos várias fotos e no final já estávamos bem à vontade. Rolou até um sambinha tabajara no Glass Floor como pode ser visto no vídeo aqui da página (http://www.youtube.com/watch?v=FXzIUG6mfdQ). O local é cheio de visitantes e nos deparamos pela primeira vez com uns árabes que usam um penteado que lembra aqueles vendedores de quebra-queixo ou as lavadeiras do Nordeste. Eles colocam uma pano na cabeça que parece um quindim à venda. Cada um na sua, desde que não me ofereçam uma mordida. Lá de cima conseguimos visualizar que havia um local à beira do lago onde as pessoas estavam patinando e passeando. Saímos da CN Tower e fomos direto para este local.

Ao chegarmos à beira do lago (Harbourfront Centre) tivemos uma excelente sensação de tranquilidade. O lugar permite que as pessoas patinem sobre o lago congelado (tudo natural) e há um pier onde conseguimos passear e olhar a natureza. Grande programa para um final de semana. Falaram que durante o verão tem aulas de windsurf e outras atividades interessante para fazer. Já vimos que será um ponto que visitaremos bastante.

O sábado nos reservou uma emoção pessoal. Joguei basquete desde os 6 até os 21 anos de idade e acompanho NBA desde 1989, quando a bandeirantes começou a transmitir os jogos. Comecei a torcer pelo Detroit Pistons só para encher o saco do meu irmão que torcia pelos Lakers. Depois disso acompanho ano a ano as temporadas como grande fã. Após esta contextualização, voltemos ao sábado. Fomos ao Air Canada Centre para ver as atrações que iriam acontecer por lá e vimos que os Pistons iriam jogar na quarta feira. Compramos os ingressos imediatamente. Isso será a realização de um sonho de moleque!

O domingo foi mais um dia maravilhoso rodeado de amigos. Fomos à estação Old Mill onde encontramos mais um casal de amigos (Wellington e Sonya) e após conhecer o apartamento deles (muuuuito show de bola) fomos para um almoço de páscoa em Mississauga na casa do Edward novamente. Tiramos várias fotos (podem ser vistas do lado direito do blog), inclusive da geladeira ao ar livre. Conhecemos mais um pedaço da turma de brasileiros. Essa galera vale ouro!

A segunda feira reservou mais uma entrevista, desta vez em Mississauga e pude contar com a ajuda do Alexandre com uma grande dica. Dica Importante: Site Mississauga.ca serviço Click ‘n Ride (http://www4.mississauga.ca/ClicknRide/). Você coloca a hora que tem que chegar aos lugares, de onde está saindo e recebe um plano de “viagem” contando a hora que deve chegar aos locais, os ônibus que deve pegar, etc. Adinhem? Funciona como um relógio e cheguei na hora para a entrevista sem qualquer problema. Ponto positivo para este serviço. A Nanade foi à aula de inglês, mas por algum motivo bateu com a cara na porta.

Terça feira fiz a prova escrita e “médica” para retirar a carteira de motorista e agora tenho uma carteira G1 que me permite dirigir caso tenha alguma pessoa com carteira G ao meu lado. Logo, não serve para nada. Tenho que fazer o teste de rua para tirar carteira G. Ainda na terça fiz uma outra entrevista. As coisas estão realmente esquentando. Em breve espero anunciar boas novas.

Assim, nossa segunda semana chegou ao fim. Estamos gostando cada dia mais da cidade e acreditamos que a decisão que tomamos foi mais do que acertada. Ficamos agora na torcida para os outros amigos que estão na angustiante fila para receber os pedidos de exames. Força galera!!!!!

11 comentários:

rosadasilva disse...

Que legal que vocês estão curtindo tudo. Continuo me divertindo com os sotaques que descreves.
Rosa
http://casanocanada.wordpress.com/

ju k disse...

a dalila é muito linda muito fofa. obrigada por ter postado o videozinho dela. amo gatos! =^.^=

gabriel.security disse...

Salve!

My friend, estou super contente por saber que as coisas estao se ajeitando. Vc tem uma torcida grande aqui no Brasil. Muita fe e que Deus ilumine o caminho de vcs nessa brand new life : )

Super abraco.

Gabriel

Admin disse...

Muito bom os seus comentários. =)
As fotos ficaram muito boas tbm. Qdo subi na CN Tower não tive tanta sorte. =)
Estou acompanhando a sua jornada e desejo muito sucesso para vocês.
[]s
Glerson

Canadiando disse...

Olá Lucino e Nanade,

Está sendo muito legal podermos acompanhar as aventuras de vocês aí! Recentemente, quando conhecemos o blog, ficamos fascinados e impressionados do quanto vocês se parecem conosco. Eu e Flávio estamos fazendo o federal simplificado e estamos aguardando o pedido dos exames médicos que devem estar chegando! :-) Como vamos para Toronto também, em breve estaremos aí com vocês! Parabéns pelas conquistas.

Abraços,

Meg e Flávio. (http://canadiando.wordpress.com)

Andréa disse...

Oi, amigos! Os posts de vocês estão muito legais! Quanta coisa acontecendo, hein...!!! A Dalila é uma fofa e as fotos de vocês estão ótimas! Só uma coisa com relação aos jogos de basquete: morando em Toronto você vai ter que torcer pelos Raptors... Senão, é como se você torcesse pelo Vasco no meio da torcida do Mengão!!! Hehehehe....

Beijos e boa sorte!


Andréa

Dani disse...

Oi Luciano!!

Já estávamos sentindo falta dos seus posts! Legal ter notícias de vcs e saber que as coisas estão caminhando rapidamente! Adorei as aulas do japa! hahaha coitaaadooo!! =)

Boa sorte nas entrevistas!

Dani&Pedro

Maneh disse...

EEEE pé frio. Primeiro jogo do detroit e já viu esse timinho perder pro RAPTORS ehhehe.
Nanade cunhadinha parabens pelas aulas de ingles. Quem sabe agora você entenda porque a gente gosta tanto das series americanas hehe. Assista o seinfeld para praticar :)

Parabens de novo mlk. Pode deixar que to vendo se vou com papai visitar vcs ai. Tenho certeza que até la tu já vai estar tudo nos trilhos. Pena que ai não teremos o blog para nos divertimos.

* POLINHA POROROCA * disse...

oi lu, oi nanande....
muito legal esse cantinho de vcs aqui hein...só nao podem abandonar depois.
e o frio ja esta dando uma tregua?bjão

Unknown disse...

Olá Nanade e Luciano,

estamos gostando muito de acompanhar esta aventura canadense de vocês. Como planejamos fazer o mesmo no futuro, gostaríamos de entrar em contato com vocês. Se for possível gostaríamos de ter algum e-mail de vocês para o qual pudéssemos escrever.

Um grande abraço.

Janaína e Luiz

Unknown disse...

Fala figura.
Queria deixar meu sinceros agradecimentos aos meus grandes amigos Nanade e Luciano pela hospitalidade e cordialidade em minha recente visita a Toronto. Confesso que fiquei impressionado com a infra-estrutura da cidade. Conhecer o Canadá é realmente fascinante e parabenizo os dois pela escolha deste país para morar; agora digo que o Canadá tem as vantagens encontradas nos EUA, porém sem os muitos problemas encontrados nos EUA. Tenho certeza que voltarei para conhecer esse maravilhoso país. Um grande Abraço
Fredim